– Led Cube 4x4x4

Boas Pessoal…

E como o prometido é devido, aqui fica mais um projecto interessante, para desenvolverem.

Este tipo de projectos realizados por gosto pessoal na minha opinião são bastante bons, pois obrigam-nos a fazer todo o projecto sozinhos, desde o planeamento até a conclusão do mesmo, e isso é bom, porque de certa forma nos ensina para a vida também.

Em relação a este projecto, posso dizer que o fiz porque via na net coisas do género e sempre quis ter um na minha mesa de cabeceira, a fazer efeitos todos malucos.

O projecto consiste em 4 matrizes de Leds 4×4 ligadas entre si, formando assim um cubo deLeds 4x4x4. Cada camada de Leds (16 Leds) contem o pino da massa e 16 pinos para o positivo. De realçar que cada positivo contem uma resistência para que os Leds não queimem. A forma que encontrei para ligar e desligar os Leds foi ligar a massa da camada que queria acender e o respectivo positivo daquele Led, e assim consegui acender cada Led individualmente, possibilitando acender um, ou vários numa ou mais camadas.

Material Necessário Para Testes (Hardware):
– BreadBoard
– Arduino
– 64 Leds
– 16 Resistencias de 220Ω
– Fios De Ligação
– Berbequim
– Broca de 5mm
– Ferro de Soldar
– Solda (Estanho)

Material Necessário (Software):
– Arduino 1.0.1

1º Passo:

O Primeiro passo será fazer todo o levantamento de material necessário para o projecto bem como documentar todas as fazes do mesmo. (Ex. Fase 1 – Planeamento | Fase 2 – Montagem do Cubo | Fase 3 – Programação | Fase 4 – Testes | Fase 5 – Conclusão do Projecto).

2º Passo:

A montagem de um cubo de Leds, não e uma tarefa muito fácil de realizar e é preciso bastante paciência para terminar a montagem. Em relação ao circuito não realizei um circuito como habitual, ou seja no Fritzing, apenas tenho uma fotografia que ira explicar todo o processo de montagem do cubo.

Untitled-2

Então é o seguinte, a irão ser necessárias 4 camadas iguais à da fotografia, ou seja teremos de repetir este processo mais 3 vezes e de seguida soldar todas as 4 camadas. E como fazemos uma camada perguntam e bem?

A – Marcar num pedaço de madeira ou algo parecido uma grelha com as medidas que queremos para o nosso cubo e fazer uns buracos nas intersecções da grelha com uma broca do diâmetro do Led de forma a que este entre justo, isto para que todas as camadas fiquem do mesmo tamanho e o mais certas possível;
SAMSUNG

B – Colocar os Leds todos em posição; (Ver na foto a posição)
SAMSUNGSAMSUNG

C – Dobrar todos os cátodos dos Leds, como mostra na imagem;
SAMSUNG
Dica: Aconselho a colocarem um fio como mostro na imagem para reforçar a camada e posteriormente o Cubo.
SAMSUNG

D – Começar a soldar todos os cátodos  para que este seja comum a todos os Leds.
Untitled-2

E – Fazer mais três camadas iguais a anterior, e soldar todos os ânodos na vertical.

3º Passo:

Em relação à programação do nosso amigo arduino, pela primeira vez não vou disponibilizar o código aqui no blog, apenas o faço a pedido, visto que este código deu bastante trabalho a organizar e a compor. Se precisarem de qualquer tipo de ajuda para o vosso projecto é só dizerem que ajudarei com todo o gosto. (Passem na secção dos contactos estarão lá todas os contactos necessários para que possam entram em contacto comigo.)

4º Passo:

Testar e ver se está tudo a funcionar como pretendido… No Fim de se realizarem os testes necessários é só passar do prototipo para versão final e já esta…

Infelizmente deste projecto não tenho fotografias da fase de prototipo, mas aqui fica um video da versão 0.5, visto que a versão 1.0 sairá daqui a uns dias.

Video

Cumps
AndréD.

Anúncios
Comentários
  1. Adorei seu tutorial, parabéns…..Gostaria de receber o código que vc desenvolveu, pois estou começando agora com arduino e estou pegando vários códigos para estudar, ainda não tenho capacidade para desenvolver códigos complexos….vc poderia disponibilizar no meu e-mail ???

    glauco.poltronieri@gmail.com

  2. jeovane diz:

    ola eu estou montando um cubo de led 8*8*8,mas eu testei o led em serie com um restor de 100 ohms nao acendeu,entao fiz a soma dos led q sao os azul auto brilho consome 3.3v cada entao vou precisar de 24 v certo,o uln2803 faz este aumento de potencia pra mim ou vou precisar realmente de uma fonte de 24v,pois eu queria ligar na saida do arduino uno 5v.no mais obrigado

  3. Janio Nascimento Ferreira diz:

    Gostaria de ter acesso ao projeto completo fico muito grato.
    E-Mail: janiogoldstar@gmail.com
    Cubo 4x4x4

  4. luana diz:

    gostaria de ver o seu cubo de led funcionando e o passo a passo num video. tem como vc me enviar um video? email: anabellykatrina@hotmail.com

  5. William diz:

    Queria saber a programação para meu Arduino. Obrigado

  6. Luana Martins diz:

    Boa noite, eu gostaria de saber se tem como me enviar o código por e mail, eu sou estudante de eng e gostaria de fazer nas férias esse cubo.
    Desde já obrigada

  7. Adriano Jr diz:

    me interessei pelo cubo mais como hobista não tenho muito conhecimento para crianção de um código complexo … se pudesse disponibilizar no meu email eu ficaria grato !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s